Como Criar seu Rottweiler


Antes de optar por um Rottweiler, as pessoas devem refletir sobre sua capacidade de se impor a ele, comprar apenas por modismo, sem obter informações sobre a raça é um grande erro.
O Rottweiler, principalmente o macho, tem um instinto de dominância especialmente desenvolvido ao atingir a maturidade, cerca de 30 meses de idade, entretanto a firmeza do dono tem de começar na infância. Ao chegar na casa nova, o Rottweiler, deve perceber de imediato que não pode fazer tudo o que quer e que precisa respeitar as ordens dos familiares.

O fator mais importante da criação de um cão como o Rottweiler é não se deixar intimidar por ele e saber controlá-lo, nunca esqueça que você é o alfa da relação. Mas para ser líder é preciso conviver e trabalhar com o seu cão, senão o dono se restringirá a ser simplesmente um proprietário.

Além da imposição de limites nos acontecimentos rotineiros, que deve ocorrer desde a chegada do filhote, a melhor forma de deixar claro a um Rottweiler o domínio do dono é condicioná-lo, ou seja, proporcionar exercícios diários de obediência básica, o que além de treiná-lo serve para desestressar e divertir o cão.

O dono ideal para um rottweiler precisa de tempo livre para fazê-lo trabalhar, não é um cão para ser comprado e largado num quintal ou jardim, ele tem de ser lapidado e por isso quem opta por ele precisa dedicar-se no mínimo vinte minutos diários ao Rottweiler para que haja uma estabilidade na relação entre cão e dono.